Por: Dario Pimentel - 08 OUT 2023

Muitas empresas subestimam a importância do registro de marca. Aqui vamos apenas explorar, de forma objetiva as vantagens e os riscos associados a não ter uma marca registrada.


Vantagens de ter um Registro de Marca:

  1. Propriedade e Exclusividade: O Registro de sua Marca lhe confere a qualidade de dono por direito, garantindo exclusividade em todo território nacional.

  2. Oportunidades de Negócio: Permite franquear e licenciar o uso da marca, abrindo portas para oportunidades de negócio, expansão e escala.

  3. Credibilidade: Reflete credibilidade ao seu consumidor, transmitindo a ideia de uma empresa comprometida com a qualidade e autenticidade.

  4. Proteção Legal: Oferece direito de se opor a terceiros e, inclusive, notificá-los, prevenindo a concorrência desleal e uso indevido.

  5. Valor Econômico: A marca adquire valor econômico, integrando o patrimônio de sua empresa e tornando-se um ativo valioso.

  6. Investimento em Marketing: Proporciona segurança para investir em Marketing, divulgação, publicidade e propaganda, fortalecendo a presença da marca no mercado.

  7. Certificado de Registro: Recebe um certificado de registro válido por 10 anos, emitido pelo Órgão Federal INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial renovável opcionalmente por igual período.


Riscos em não ter um Registro de Marca:

  1. Uso Não Autorizado: Qualquer pessoa pode utilizar e registrar uma marca idêntica à sua, sem registro, colocando em risco a identidade de sua empresa.

  2. Prejuízos Financeiros e de Imagem: Sua empresa está sujeita a prejuízos financeiros e de imagem devido a ações de terceiros que utilizam sua marca sem restrições.

  3. Confusão do Consumidor: Há risco de confusão ao seu consumidor por meio de empresas semelhantes, prejudicando a fidelidade do cliente.

  4. Perda de Investimento: Investimentos em Marketing e divulgação podem ser perdidos, já que não há garantia de proteção legal.

  5. Troca Forçada de Marca: Um terceiro que adquira o registro da marca pode obrigá-lo(a) a trocar de marca, resultando em custos adicionais e perda de credibilidade diante aos consumidores.

  6. Notificações e Ações Judiciais: Você pode ser notificado extrajudicialmente e citado/intimado judicialmente, enfrentando ações legais e riscos financeiros.

  7. Danos à Imagem: Há o risco de ação judicial e a necessidade coercitiva de mudar de marca, além de pagar uma indenização por danos à imagem de terceiros detentores do registro da marca.

Por isso, a Innova Marcas realiza todo o procedimento para você! Atuamos junto ao INPI e realizamos todos os atos necessários, desde a pesquisa de anterioridade (para verificar a disponibilidade do registro de sua marca no Brasil), o pedido de registro, deferimento da marca e renovação. 

Além disso, acompanhamos todos os prazos, despachos e diligências necessárias, a fim de que sua marca esteja protegida e segura. Portanto, não subestime a importância de registrar sua marca e proteger seu ativo mais valioso.